Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/706
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Entre Versos E Saberes: A Literatura De Cordel Como Recurso Didático Pedagógico Na Formação De Aprendizagens Significativas
metadata.dc.creator: Nascimento , Bruna Larisse Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Kelly Cristina Vaz de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo evidencia, em síntese, a relevância da literatura de Cordel como metodologia pedagógica eficaz na promoção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como foco central a análise da utilização do Cordel para a construção de um conhecimento significativo. Dessa forma delineou-se como objetivo geral analisar as contribuições da literatura de cordel como recurso e prática pedagógica mediadora na construção de uma aprendizagem significativa, identificando suas principais características, bem como os aspectos que favorecem a integração, a participação e o desenvolvimento crítico dos alunos da Educação Básica. De forma específica, buscou-se refletir sobre os fundamentos das metodologias ativas e sua relação com a aprendizagem significativa; discutir as potencialidades da Literatura de Cordel como recurso pedagógico no contexto escolar; refletir sobre a utilização do Cordel como recurso didático pedagógico proveniente do projeto de intervenção; avaliar os efeitos da aplicação do cordel no processo de ensino-aprendizagem, considerando o engajamento, a criatividade e a participação dos alunos. Fundamentada em autores como Oliveira (2005), Andrade (2010) e entre outros, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base em um projeto de intervenção pedagógica intitulado Cordel Encantado: Um Mundo Letrado. A análise dos dados foi realizada sob a luz da Sequência Fedathi como metodologia de análise dos dados (SFMAD), referenciada por Menezes et al (2024). Os resultados evidenciaram que o uso do cordel em sala de aula potencializa o engajamento dos alunos, valoriza sua cultura local e promove o desenvolvimento integral, mostrando-se uma metodologia eficaz na mediação do conhecimento e construção de uma aprendizagem significativa.
Resumen : This study highlights the relevance of Cordel Literature as an effective pedagogical methodology for promoting meaningful learning. The central focus of this research was the analysis of Cordel literature as a means to construct significant knowledge. Accordingly, the general objective was to analyze the contributions of Cordel as a mediating pedagogical resource and practice in the development of meaningful learning, identifying its main characteristics as well as the aspects that foster integration, participation, and the critical development of students in Basic Education. Specifically, the study aimed to reflect on the foundations of active methodologies and their relationship with meaningful learning; to discuss the potential of Cordel literature as a pedagogical tool in the school context; to explore the use of Cordel as a didactic-pedagogical resource arising from an intervention project; and to evaluate the effects of Cordel's application in the teaching-learning process, considering student engagement, creativity, and participation. Grounded in the works of Oliveira (2005), Andrade (2010), among others, the research adopted a qualitative approach based on an educational intervention project entitled Enchanted Cordel: A Literate World. Data analysis was conducted using the Fedathi Sequence as a methodological framework (SFMAD), referenced by Menezes et al (2024). The results showed that using Cordel in the classroom enhances student engagement, values local culture, and fosters holistic development, proving to be an effective methodology for knowledge mediation and the construction of meaningful learning.
Palabras clave : Cordel;
Aprendizagem Significativa;
Recurso didático pedagógico.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/706
Fecha de publicación : 11-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC COM FICHA BRUNA LARISSE LIMA NASCIMENTO.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.