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http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/710
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise Das Contribuições Dos Projetos De Leitura Para Ressocialização Dos Educandos Do Sistema Prisional Da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina Em Parnaíba-Pi |
metadata.dc.creator: | Santos , Lorena Andrade Dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lopes, Cloris Violeta Alves |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho explora a contribuição dos projetos de leitura para a ressocialização dos internos do sistema prisional. A instituição na qual a pesquisa foi realizada é a Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada em Parnaíba-PI, onde são realizados projetos de leitura que contribuem para remição de pena através da leitura. O desenvolvimento dessa pesquisa se constitui por meio de abordagens teóricas bibliográficas e a experiência de campo vivenciada na Penitenciaria Mista de Parnaíba, por meio do projeto de extensão “Do ser, ao torna-se leitor, entre o mundo e a palavra que liberta”, vinculada ao curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba em parceria com a Secretária de Estado da Justiça (SEJUS-PI). A pesquisa busca compreender as contribuições dos projetos de leitura para o processo educacional escolar e ressocialização dos apenados, a partir de pesquisa de campo e periódicos científicos. Os descrevendo e relacionando ao processo de ressocialização para refletir sobre esta prática dentro do sistema educacional na prisão, perpassando pela remição de pena atribuída ao ato de ler e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação para que esse ato de ler seja concretizado por cada interno. Dessa forma, analisando os projetos de leitura, que são eles: Leitura livre; do ser, ao torna-se leitor, entre o mundo e a palavra que liberta; presos pela leitura e suas ações dentro do sistema prisional, tendo como principal reflexão suas contribuições e desafios enfrentados pelos profissionais da educação para realizá-los. Refletindo também sobre a contribuição dos projetos de leitura para o processo de ressocialização, para retomada da autoestima dos alunos internos, e para uma contínua formação da visão e prática social emancipadora, justa e ativa. |
Resumen : | This paper explores the contribution of reading projects to the resocialization of inmates in the prison system. The institution where the research was conducted is the Mixed Penitentiary Juiz Fontes Ibiapina, located in Parnaíba, Piauí, where reading projects are implemented that contribute to sentence reduction through reading. The development of this research is based on theoretical bibliographic approaches and field experience carried out at the Mixed Penitentiary de Parnaíba, through the extension project “From being to becoming a reader: between the world and the word that sets free”, affiliated with the undergraduate pedagogy program at the Federal University of Delta do Parnaíba, in partnership with the State Department of Justice (SEJUS-PI). The research aims to understand the contributions of reading projects to the educational and resocialization processes of inmates, using fieldwork and scientific journals. It describes and relates these contributions to the resocialization process, aiming to reflect on this practice within the prison education system. The study also addresses sentence reduction through reading and the challenges faced by education professionals in ensuring that each inmate engages with reading. In this way, the paper analyzes the reading projects, which include: Free Reading; From Being to Becoming a Reader: Between the World and the Word that Sets Free; and Imprisoned by Reading, and their implementation within the prison system. The main focus is on their contributions and the challenges faced by educators in carrying them out. It also reflects on how reading projects contribute to the resocialization process, the recovery of inmates’ self-esteem, and the ongoing development of a socially just, active, and emancipatory perspective and practice. |
Palabras clave : | Educação no sistema prisional; Projetos de leitura; Remição de pena. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/710 |
Fecha de publicación : | 26-jun-2025 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
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