Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/122
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação Infantil remota: novos desafios em tempos de isolamento social |
metadata.dc.creator: | Cortez , Luana Santos Aragão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Melo, Samuel Pires |
metadata.dc.description.resumo: | A crise sanitária global, no início de 2020, causada pelo vírus SARS- COV- 2, popularmente conhecido como novo Corona vírus, confinou grande parte da humanidade em suas casas, abalando todas as bases das estruturas da sociedade, incluindo a educação. Sendo assim, estudantes e professores tiveram sua rotina interrompida sem aviso prévio e por tempo indeterminado. As escolas foram pressionadas a encontrar maneiras de dar continuidade às práticas pedagógicas e amenizar os prejuízos intelectuais, emocionais e financeiros. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como professores da Educação Infantil conseguiram manter, durante a pandemia, a relação professor-aluno, além de compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem e a relação deste com a família de cada aluno. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com sete professoras da Educação Infantil. Os dados foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo as três fases fundamentais propostas pela autora, são elas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação, resultando assim em oito categorias iniciais, quatro categorias intermediárias e duas categorias finais denominadas “a importância da formação continuada para a inserção das tecnologias digitais na educação” e “a relação professor-alunofamília e suas implicações na prática pedagógica do professor” que apresentam a síntese das interpretações. Através dos dados apresentados concluímos que a participação da família foi fator determinante para o resultado do desenvolvimento da criança no fim do ano letivo |
Abstract: | NC |
Keywords: | Educação Infantil Formação de professores Ensino remoto Família e Escola |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/122 |
Issue Date: | 28-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf | 479,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License