Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/122
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação Infantil remota: novos desafios em tempos de isolamento social
metadata.dc.creator: Cortez , Luana Santos Aragão
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Samuel Pires
metadata.dc.description.resumo: A crise sanitária global, no início de 2020, causada pelo vírus SARS- COV- 2, popularmente conhecido como novo Corona vírus, confinou grande parte da humanidade em suas casas, abalando todas as bases das estruturas da sociedade, incluindo a educação. Sendo assim, estudantes e professores tiveram sua rotina interrompida sem aviso prévio e por tempo indeterminado. As escolas foram pressionadas a encontrar maneiras de dar continuidade às práticas pedagógicas e amenizar os prejuízos intelectuais, emocionais e financeiros. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como professores da Educação Infantil conseguiram manter, durante a pandemia, a relação professor-aluno, além de compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem e a relação deste com a família de cada aluno. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com sete professoras da Educação Infantil. Os dados foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo as três fases fundamentais propostas pela autora, são elas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação, resultando assim em oito categorias iniciais, quatro categorias intermediárias e duas categorias finais denominadas “a importância da formação continuada para a inserção das tecnologias digitais na educação” e “a relação professor-alunofamília e suas implicações na prática pedagógica do professor” que apresentam a síntese das interpretações. Através dos dados apresentados concluímos que a participação da família foi fator determinante para o resultado do desenvolvimento da criança no fim do ano letivo
Resumen : NC
Palabras clave : Educação Infantil
Formação de professores
Ensino remoto
Família e Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/122
Fecha de publicación : 28-ene-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf479,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons