Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/256
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Depressão como Consequente do Bullying em Crianças e Adolescentes: O Papel Moderador dos Valores Sociais
metadata.dc.creator: Araújo, Gleyde Raiane de
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Emerson Diógenes de
metadata.dc.description.resumo: O bullying, os valores sociais e a depressão são relacionados na literatura. Diante disso chegou- se a seguinte questão problema: os valores sociais assumem uma função protetora em crianças e adolescentes envolvidos em episódios de bullying no desenvolvimento de depressão? Nesse sentido para alcançar os objetivos propostos foram realizados três estudos. O estudo 1, teve como objetivo compreender a relação entre perpetração de bullying e depressão em crianças e adolescentes. Para isso foi realizado uma revisão de escopo, seguindo os critérios PRISMA. A análise dos estudos revelou que perpetração de bullying e depressão se associam de diferentes maneiras: preditiva e correlacional. O estudo 2 teve como objetivo elaborar e validar a Escala Global de Bullying – Agressor e Vítima (EGB – AV), foram realizadas análises fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, TRI e análise fatorial confirmatória multigrupo com os softwares Factor, SPSS e R. Os indicadores de ajustes mostraram uma medida psicometricamente adequada (CFI = 0,93; TLI = 0,92; RMSEA = 0,04) e o instrumento se mostrou invariante para sexo e tipo de escola. No estudo 3, o objetivo foi verificar o papel moderador dos valores sociais (interativos e normativos) na relação entre bullying e depressão em crianças e adolescentes. Foram realizadas análises descritivas e de moderação (SPSS e macro PROCESS) em que foi possível identificar que valores interativos (afetividade, convivência e apoio social) moderaram a relação entre perpetração de bullying e depressão. Os resultados indicam que os valores interativos atenuam a vivência de depressão em agressores. Conclui-se que os achados das pesquisas apresentam três importantes desfechos que auxiliam na compreensão do bullying: 1. A relação entre perpetração de bullying e depressão, indicando que esses indivíduos precisam de cuidado em saúde mental; 2. A elaboração de uma medida parcimoniosa e global de bullying; 3. A compreensão de que o bullying prediz depressão e que ações pautadas em suporte social podem amenizar sintomas depressivos em perpetradores.
Abstract: Bullying, social values, and depression are interconnected in the literature. In light to this, the following research question arises: Do social values serve a protective function for children and adolescents involved in bullying episodes regarding the development of depression? In this regard, three studies will be conducted to achieve the proposed objectives. Study 1 aimed to understand the relationship between bullying perpetration and depression in children and adolescents. To accomplish this, a scoping review was conducted following the PRISMA criteria. Analysis of the studies revealed that bullying perpetration and depression are associated in different ways: predictively and correlatively. Study 2 aimed to develop and validate the Global Bullying Scale - Perpetrator and Victim (GBS - PV). Exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis, Item Response Theory (IRT), and multigroup confirmatory factor analysis were conducted using Factor, SPSS, and R software. The fit indices indicated a psychometrically sound measure (CFI = 0.93, TLI = 0.92, RMSEA = 0.04), and the instrument demonstrated measurement invariance across gender and school type. In Study 3, the objective was to examine the moderating role of social values (interactive and normative) in the relationship between bullying and depression in children and adolescents. Descriptive and moderation analyses (SPSS and PROCESS macro) were performed, revealing that interactive values (affection, social interaction, and social support) moderated the relationship between bullying perpetration and depression. The results indicate that interactive values attenuate the experience of depression in aggressors. It is concluded that the research findings present three important outcomes that contribute to the understanding of bullying: 1. The relationship between bullying perpetration and depression, indicating that these individuals require mental health care; 2. The development of a concise and comprehensive measure of bullying; 3. The understanding that bullying predicts depression and that actions based on social support can alleviate depressive symptoms in perpetrators.
Keywords: Medida
Bullying
Valores Sociais
Depressão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/256
Issue Date: 20-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEPRESSÃO COMO CONSEQUENTE DO BULLYING EM CRIANÇAS E.pdf2,32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons