Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação Dos Efeitos Do ÓLeo Essencial De Eugenia Dysenterica (Mart) Dc. Sobre A Infecção De Macrófagos Por Leishmania (Leishmania) Amazonensis
Autor(es): Souza, Maria Adrielly Gomes de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Klinger Antonio da Franca
Resumo: As leishmanioses são um grupo de doenças infecciosas, não contagiosas, de caráter antropozoonótico e emergencial, endêmicas em cinco continentes e cuja incidência apresentada é alta. Os fármacos utilizados no tratamento atualmente possuem diversas limitações, tais como indução de efeitos colaterais, alto custo, emergência de cepas resistentes e administração prolongada. Em vista disso, há uma necessidade crescente de formular novos meios terapêuticos eficazes e não tóxicos. Os produtos naturais têm se destacado, e se tornado alvo de muitos estudos. O óleo essencial extraído da Eugenia dysenterica (Mart) DC. (OEEd), planta frutífera comum no Cerrado brasileiro, possui associação com propriedades antioxidante, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária, mas ainda não possui estudos que avaliem o seu potencial antileishmania. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade do OEEd contra formas amastigotas internalizadas de Leishmania (Leishmania) amazonensis e os potenciais mecanismos de ação. O OEEd apresentou atividade indireta contra o parasito, com concentração efetiva contra amastigotas intramacrofágicas (CE50= 5,95 μM), elevação dos níveis de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-12, IL-1β, ON e EROs), e diminuição de IL- 10 e da atividade da arginase. Apresentou índice de seletividade maior do que o do fármaco de referência, sendo 31,7 vezes mais seletivo que o antimoniato de meglumina contra formas amastigotas intramacrofágicas. Nosso estudo sugere que o OEEd possui atividade antileishmania in vitro promissora, sendo um próspero candidato para investigação em ensaios in vivo.
Abstract: As leishmanioses são um grupo de doenças infecciosas, não contagiosas, de caráter antropozoonótico e emergencial, endêmicas em cinco continentes e cuja incidência apresentada é alta. Os fármacos utilizados no tratamento atualmente possuem diversas limitações, tais como indução de efeitos colaterais, alto custo, emergência de cepas resistentes e administração prolongada. Em vista disso, há uma necessidade crescente de formular novos meios terapêuticos eficazes e não tóxicos. Os produtos naturais têm se destacado, e se tornado alvo de muitos estudos. O óleo essencial extraído da Eugenia dysenterica (Mart) DC. (OEEd), planta frutífera comum no Cerrado brasileiro, possui associação com propriedades antioxidante, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária, mas ainda não possui estudos que avaliem o seu potencial antileishmania. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade do OEEd contra formas amastigotas internalizadas de Leishmania (Leishmania) amazonensis e os potenciais mecanismos de ação. O OEEd apresentou atividade indireta contra o parasito, com concentração efetiva contra amastigotas intramacrofágicas (CE50= 5,95 μM), elevação dos níveis de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-12, IL-1β, ON e EROs), e diminuição de IL- 10 e da atividade da arginase. Apresentou índice de seletividade maior do que o do fármaco de referência, sendo 31,7 vezes mais seletivo que o antimoniato de meglumina contra formas amastigotas intramacrofágicas. Nosso estudo sugere que o OEEd possui atividade antileishmania in vitro promissora, sendo um próspero candidato para investigação em ensaios in vivo.
Palavras-chave: Eugenia dysenterica
óleo essencial
antileishmania
atividade macrofágica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/502
Data do documento: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biomédicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MARIA ADRIELLY.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.