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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As Percepções E Experiências De Mães Acerca Da Inclusão Escolar De Crianças Atípicas Na Educação Básica
metadata.dc.creator: Nascimento, Lays Lorrane Silva Do
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Heloisa
metadata.dc.description.resumo: A Lei de Diretrizes e Bases reconhece a Educação Especial como uma modalidade de educação escolar ofertada de forma gratuita, complementando o processo de aprendizagem, sendo oferecido prioritariamente na rede regular de ensino, favorecendo integração ao contexto social; buscando o fim da exclusão social, banindo dessas pessoas de qualquer atividade social sendo consideradas inválidas, incapazes de trabalhar e sem utilidade para a sociedade. Nosso objetivo deste estudo foi compreender a visão materna sobre a trajetória de escolarização do filho atípico no sistema de ensino regular. Participaram 11 mães de crianças atípicas, sendo critérios de inclusão que os filhos estivessem em idade escolar e concordassem participar voluntariamente. Os critérios de exclusão foram mães de crianças fora da idade escolar no momento da entrevista. Para a coleta de dados utilizamos como instrumentos a entrevista semiestruturada e o questionário com palavras-chaves de interesse do estudo, divididos em Eixo 1 composto por questões relacionadas a escolarização da criança; e Eixo 2 composto por questões relacionadas a inclusão. O estudo foi uma amostra de diagnóstico que aponta a necessidade das políticas públicas de inclusão serem mais trabalhadas e abrangentes, considerando atividades de lazer e socialização em momentos extramuros escolares. Os resultados obtidos nos mostram o quanto lidar com crianças atípicas é desafiador desde os primeiros sinais, pois é uma pequena amostra da complexidade que envolve uma criança atípicas; sugerimos estudos para refletir sobre os desafios tanto em obter o diagnóstico, como os encontrados na escolarização das crianças atípicas.
Resumen : The Law of Guidelines and Bases recognizes Special Education as a form of school education offered free of charge, complementing the learning process, and being offered primarily in the regular school system, favoring integration into the social context; seeking to end social exclusion, banning these people from any social activity, considering them disabled, incapable of working and useless to society. Our objective in this study was to understand the maternal view on the schooling trajectory of an atypical child in the regular school system. Eleven mothers of atypical children participated, and the inclusion criteria were that their children were of school age and agreed to participate voluntarily. The exclusion criteria were mothers of children who were not of school age at the time of the interview. For data collection, we used semi-structured interviews and a questionnaire with key words of interest to the study, divided into Axis 1, composed of questions related to the child's schooling; and Axis 2, composed of questions related to inclusion. The study was a diagnostic sample that points to the need for public inclusion policies to be more elaborate and comprehensive, considering leisure activities and socialization outside of school. The results obtained show us how challenging it is to deal with atypical children from the very first signs, as it is a small sample of the complexity involved in an atypical child; we suggest studies to reflect on the challenges both in obtaining the diagnosis and those encountered in the schooling of atypical children.
Palabras clave : Educação Básica;
Inclusão;
Crianças;
Mães;
Percepção.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/702
Fecha de publicación : 8-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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