Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/779
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tecnologias digitais da comunicação e informação (Tdics) nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Rodrigo Dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Lucelia Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como propósito principal investigar os desafios e as possibilidades apontadas por professores para inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, buscando subsídios em outras pesquisas e estudos sobre o tema. A revisão envolveu a consulta a bases de dados e periódicos científicos, como o Portal SciELO e no Portal de Periódicos Capes, no período de cinco anos, sendo 2021 a 2025, fundamental para o levantamento bibliográfico. O trabalho destaca que as TDICs se tornaram intrínsecas ao cotidiano da sociedade e essenciais na educação, podendo enriquecer práticas pedagógicas, ampliar o acesso à informação e promover novas formas de ensinar e aprender. Contudo, aponta que as TDICs exigem uma revisão das práticas pedagógicas e dos papéis de professores e alunos. O potencial das TDICs só se concretiza com intencionalidade pedagógica e mediação do professor. Entre os desafios, são citadas as condições do contexto local e regional, a capacitação dos professores, a infraestrutura, a desigualdade social e a limitação de recursos. A exclusão digital é discutida não apenas como a falta de acesso, mas também como a incapacidade de usar os recursos digitais de forma crítica e significativa.
Resumen : The main purpose of this study is to investigate the challenges and possibilities pointed out by teachers for inserting Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the teaching and learning process, especially in the early years of Elementary School. The research was carried out through a literature review, seeking support from other research and studies on the subject. The review involved consulting databases and scientific journals, such as the SciELO Portal and the Capes Periodicals Portal, over a five-year period, from 2021 to 2025, which was essential for the bibliographic survey. The paper highlights that DICTs have become intrinsic to society's daily life and essential in education, and can enrich pedagogical practices, expand access to information, and promote new ways of teaching and learning. However, it points out that DICTs require a review of pedagogical practices and the roles of teachers and students. The potential of DICTs can only be realized with pedagogical intentionality and teacher mediation. Challenges include local and regional context conditions, teacher training, infrastructure, social inequality, and limited resources. Digital exclusion is discussed not only as a lack of access, but also as an inability to use digital resources critically and meaningfully.
Palabras clave : Tecnologias digitais da informação e comunicação.
Tecnologias na educação.
TDICs no ensino fundamental.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/779
Fecha de publicación : 9-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
29_07FINALTCC Rodrigo definitivo (1) (1).pdf794,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.