Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/110
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As dificuldades que o pedagogo enfrenta na sua prática na educação infantil
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Beatriz Xavier; Santos, Natanael da Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gilvana Pessoa de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar as dificuldades que o pedagogo enfrenta em sua prática docente na Educação Infantil. Tendo em vista que na maioria das escolas não existem professores homens atuando, de modo geral este trabalho pretende compreender quais as principais dificuldades/desafios enfrentados por pedagogos que atuam na Educação Infantil. De modo específico, pretende-se: refletir sobre a presença do pedagogo, nesse período de ensino; identificar a importância da diversidade no ambiente educacional; analisar como os pedagogos se enxergam como profissionais da Educação Infantil. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos do último período do curso de Pedagogia, em 2020. Os resultados mostraram a falta de representatividade de professores homens no que concerne às suas percepções sobre seu trabalho e o acesso ao ambiente escolar, na Educação Infantil. Durante a realização dos estágios curriculares dos entrevistados, notou-se que, atualmente na faixa etária atendida na Educação Infantil predomina uma representação feminina, pois a mulher ainda é idealizada como delicada e capaz de cuidar e educar melhor as crianças
Abstract: This study aims to investigate the difficulties that pedagogues face in their teaching practice in Early Childhood Education. Given that in most schools there are no male teachers, in general this work aims to understand the main difficulties/challenges faced by pedagogues who work in Early Childhood Education. Specifically, it intends to: reflect on the presence of the pedagogue in this period of teaching; identify the importance of diversity in the educational environment; analyze how pedagogues see themselves as professionals in Early Childhood Education. The qualitative research was conducted using semi-structured interviews with students from the last period of the Pedagogy course, in 2020. The results showed the lack of representativeness of male teachers regarding their perceptions about their work and access to the school environment, in Early Childhood Education. During the curricular internships of the interviewees, it was noted that currently in the age group served in Early Childhood Education predominates a female representation, because the woman is still idealized as delicate, capable of caring for and better educating children.
Keywords: Educação Infantil
Prática docente
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/110
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS DIFICULDADES QUE O PEDAGOGO ENFRENTA NA SUA.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons