Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/637
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Práxis Pedagógica no Âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): A Experiência de Estudantes de Pedagogia da UFDPAR
Autor(es): Oliveira, William Ripardo de
Primeiro Orientador: Melo, Samuel Pires
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender a Práxis Pedagógica no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): com a experiência de estudantes de pedagogia da UFDPAR, procurando entender a práxis pedagógica dos alunos de pedagogia seus medos e anseios perante a profissão docente, para tal foi utilizado a pesquisa descritiva na abordagem qualitativa, para tal foi feito uma pesquisa bibliográfico fundamentado em autores como: LIMA e PIMENTA (2012), GIL (2008), ANDERI (2017), ARAUJO e BIAZON (2013), BARDIM (1979), entre outros. Por meio de coleta de dados possibilitou compreender os medos e anseios dos futuros professores perante seu campo de atuação, compreendendo que a práxis pedagógica durante o programa é fundamental e indispensável para a formação dos futuros docentes, ainda que há muitas barreiras a serem derrubadas para cessar os anseios e medos do alunos de licenciatura no caso em questão da pedagogia no campo de atuação, mostrando que a falta de recursos por parte das escolas no caso desta pesquisa nas escolas públicas da cidade de Parnaíba, limita uma aprendizagem mais significativa tanto para os futuros docentes, quanto para os alunos assistidos pelo programa, Sendo assim o programa se mostra indispensável para a formação dos futuros professores, é preciso ressaltar que uma junção entre escola-campo, universidade e comunidade, onde esses alunos estão inseridos norteará uma aprendizagem significativa não só no âmbito escolar, mas também no social dessas crianças assistidas pelo programa, dessa forma realizando uma transformação socioeducacional, para esses indivíduos, sendo assim o trabalho nos traz um olhar mais aprofundado por parte dos entrevistados sobre o programa PIBID.
Abstract: This work aimed to understand the Pedagogical Praxis within the scope of the institutional teaching initiation scholarship program (PIBID): with the experience of pedagogy students at UFDPAR; seeking to understand their fears and anxieties before the teaching profession, for this purpose descriptive research was used in a qualitative approach, for this purpose a bibliographical review was made based on authors such as: LIMA and PIMENTA (2012); GIL (2008); ANDERI (2017); ARAUJO and BIAZON (2013); BARDIN (1979) among others. Through data collection, it made it possible to understand the fears and anxieties of future teachers in their field of activity, understanding that the pedagogical practice during the program is fundamental and indispensable for the training of future teachers, even though there are many barriers to be knocked down to cease the anxieties and fears of undergraduate students in the case of pedagogy in question the field of action, showing that the lack of resources on the part of schools in the case of this research public schools in the city of Parnaiba, limits a more meaningful learning both for the future of the teachers and for the students assisted by the program, so the program proves to be essential for the training of future teachers, it should be noted that a junction between rural school, university and community where these students are inserted would guide a significant learning not only in the school environment more also in the social of these children assisted by the program, thus carrying out a socio-educational transformation for these individuals, so the work brings us a deeper look on the part of the interviewees about the PIBID program.
Palavras-chave: Aprendizagem
Anseios
Comunidade
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/637
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc final 2024 (2).pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.